quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Discursos em Plenário

Por que e para quem um parlamentar, depois de eleito, discursa? Para a televisão (TV Câmara e TV Senado), já que seus pares muitas vezes não estão prestando atenção? Para os que o elegeram, tendo o discurso um papel de mecanismo de accountability?
Desde a graduação me preocupo em tentar entender qual a relevância do ato de discursar sobre temas variados no Plenário da Câmara e do Senado. São diversos os aspectos a se considerar. Seja a escolha da abrangência e natureza do tema -universalistas ou de caráter local, momentosos, históricos, pessoais, generalizantes- ou a finalidade e público-alvo do discurso.
No artigo abaixo, identifico quais as visões de democracia – aquela que enfatiza o processo ou aquela que se conecta com a participação, em outras palavras, a democracia Processual ou Participativa – estão presentes nos discursos dos deputados do PT e do PSDB -dois dos partidos que mais se destacaram após a redemocratização- na Câmara dos Deputados do Brasil nos anos de 1998, 1999, 2002 e 2003.
http://www.seer.ufrgs.br/index.php/debates/article/view/5997
Não coincidentemente, minha monografia de conclusão de curso e dissertação de mestrado tiveram como material de pesquisa os discursos dos parlamentares. Apesar de críticas e visões contrárias, sempre confirmei que a ida ao plenário da Câmara para discursar sobre algum tema é parte essencial do processo político, de deliberação, de debate. Enfim, um requisito da democracia.
Pode-se alegar que muitas vezes discursos são escritos por assessores. Respondo sempre que, ao aceitar debater o tema, o parlamentar está homologando sua opinião sobre o assunto ou ao menos na necesidade de expor o mesmo. Parlamentares não são simples marionetes nas mãos de assessores. O que leva o parlamentar a discursar e os temas escolhidos dependem das estratégias de carreira do mesmo.
Em resumo, os discursos não podem ser relegados a segundo plano como material de pesquisa. Deveria haver mais pesquisas sobre este rico instrumento de análise.

Nenhum comentário: